Sabemos que a crise causada pela pandemia do COVID-19, afetou a economia no mundo inteiro, afetando todos os setores das mais diversas localidades do mundo.
É essencial termos em mente que essa crise irá passar e que ninguém saiu imune. Porém, é possível amenizar os prejuízos e evitar que o seu negócio feche, seguindo os seguintes passos:
1 PROJETAR RECEITAS E DESPESAS DOS PRÓXIMOS MESES
Ache o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa.
Deve-se separar as despesas por tipo de gasto. Assim, será possível saber quanto vai ser preciso gastar com cada despesa e quanto dinheiro será preciso para manter o negócio pelos próximos meses.
2 TENTAR REDUZIR CUSTOS
Em tempos de baixa arrecadação, a primeira medida é reduzir os custos-tentar renegociar contratos de aluguel, contratos com empresas terceirizadas, diminuir a conta de energia, entre outras medidas para controlar o caixa
3 IMPOSTOS E SALÁRIOS
O governo federal adiou o pagamento do Simples para pequenas empresas-isso já pode dar uma folga nos próximos três meses. além disso, o já foi anunciado que o governo vai permitir que as empresas cortem a jornada e o salário dos empregados pela metade.
4 ANTECIPAR FÉRIAS
Sem conseguir produzir, e também para evitar o contagio entre os empregados, empresas estão antecipando férias e dando férias coletivas aos trabalhadores. No estado, a Marcopolo é uma das companhias que adotou essa estratégia.
5 AJUSTAR PONTOS DE ACORDOS COLETIVOS
Empresas com grande número de empregados e que possuem acordos coletivos de trabalho podem propor a alteração temporária de determinados pontos.
6 UTILIZAR BANCO DE HORAS
Caso a empresa não tenha como continuar com suas atividades, a empresa pode acordar com o sindicato a criação de um banco de horas. O período sem trabalhar poderá ser compensado quando a empresa retomar as atividades.
7 BUSCAR CREDITO BARATO
Diversos bancos estão oferecendo modalidades diferenciadas para que empresas consigam superar a crise. O indicado por especialistas é procurar os menores juros e as maiores carências para início do pagamento-fazendo com que o folego seja maior.
8 ABRIR CANAIS DE VENDAS ONLINE
Desde que respeitados os critérios de higiene e de controle do coronavírus, empresas podem seguir entregando seus produtos aos clientes por meio do sistema delivery e mantendo as vendas por instagram e até whatsapp.
9 FAZER PROMOÇÕES
num período de baixo consumo as pessoas podem aproveitar para fazer promoções e vender os produtos que já estão há muito tempo em estoque.
10 MANTER CONTATO COM CLIENTES
Profissionais que vendem serviços e não produtos, também podem utilizar as redes sociais para manter os contatos com os clientes. Um personal trainer, por exemplo, pode passar serie de exercícios utilizando apenas o peso do corpo dos alunos.
11 BUSCAR CAPACITAÇÃO
Uma hora a crise vai passar. E quando a situação melhorar, os empresários e empreendedores mais capacitados vão ter condições de sair na frente e se reerguer mais rapidamente.
REFERÊNCIA
https://www.agazeta.com.br/es/economia/da-pequena-a-grande-empresa-como-sobreviver-a-crise-do-coronavirus-0320 ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Rede Gazeta estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo digital e/ou do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Rede Gazeta (agenciaag@redegazeta.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Rede Gazeta faz para produzir um conteúdo jornalístico de qualidade.
Igor Ribeiro, é contador e sócio fundador da Ribeiro Contabilidade. Com bacharelado em ciências contábeis e MBA em finanças e auditoria pela IBF (Instituto Brasileiro de Formação).
Comments